Religiões evangélicas e sua presença nas mídias brasileiras. O caso da Igreja Universal

Autor/innen

  • Marcelo Tadvald Universidade Federal do Rio Grande do Sul (NER-PPGAS-UFRGS).

DOI:

https://doi.org/10.29386/reb.v80i315.2021

Schlagworte:

Mídias, Evangélicos, Igreja Universal do Reino de Deus, Brasil.

Abstract

Esse trabalho avalia a presença de religiões evangélicas em meios de comunicação social do Brasil, aspecto que não é recente, mas que teve um crescimento importante no país, especialmente após a reabertura política em 1985. Procura-se compreender como diferentes igrejas atuam no espaço público nacional mediante a utilização de emissoras de rádio e televisão, mídias impressas, como: livros, jornais e revistas, além de redes sociais e sítios na Internet. Para tanto, investigamos o caso da Igreja Universal do Reino de Deus, por ela ter se consolidado como a maior proprietária religiosa de meios de comunicação no Brasil, ao instaurar um modelo eficiente de atuação nesse campo, que tem servido de modelo para outras instituições. Metodologicamente, recuperam-se ao longo do texto alguns dados históricos e atuais a esse respeito, além de passagens do próprio fundador da Igreja Universal, o bispo Edir Macedo, no sentido de mostrar a importância dos meios de comunicação para as instituições religiosas na contemporaneidade.

Abstract: This work evaluate the presence of the evangelical religions in social media in Brazil, an aspect that is not recent, but that had an important growth in the country, especially after the political reopening in 1985. It seeks to understand how different churches operate in the national public space through the use of radio and television stations, printed media such as books, newspapers and magazines, in addition to social networks and websites. To this end, we investigated the case of the Universal Church of the Kingdom of God, because it has consolidated itself as the largest religious owner of media in the Brazil, by establishing an efficient model of action in this field that has served as a model for other institutions. Methodologically, some historical and current data in this regard are recovered throughout the text, in addition to passages by the founder of the Universal Church, Bishop Edir Macedo, in the sense of showing the importance of the media for contemporary religious institutions.

Keywords: Media; Evangelicals; Universal Church of the Kingdom of God; Brazil.

Downloads

Keine Nutzungsdaten vorhanden.

Autor/innen-Biografie

Marcelo Tadvald, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (NER-PPGAS-UFRGS).

Doutor em Antropologia Social e pesquisador associado ao Núcleo de Estudos da Religião do Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (NER-PPGAS-UFRGS).

Literaturhinweise

ALMEIDA, R. Os deuses do Parlamento. Novos Estudos, CEBRAP, v. Jun/2017, p. 71-79, 2017.

MACEDO, E. Nada a perder. Livro 1. São Paulo: Planeta, 2012.

MACEDO, E. Nada a perder. Livro 2. São Paulo: Planeta, 2013.

MACEDO, E. Nada a perder. Livro 3. São Paulo: Planeta, 2014.

MARIANO, P. Império Universal: Igreja neopentecostal cresce mundialmente, exporta sua hierarquia chefiada por brasileiros e enfrenta acirrada concorrência religiosa. Folha de São Paulo, Caderno Mais, 02 de maio de 2010.

ORO, A.P. A presença religiosa brasileira no exterior: o caso da Igreja Universal do Reino de Deus. Estudos Avançados, São Paulo, v. 18, n. 52, p. 139-155, 2004.

ORO, A.P. Religião e política no Brasil. Cahiers des Amériques Latines, Paris, v. 48, n. 49, p. 205-222, 2006.

ORO, A.P; TADVALD, M. Consideraciones sobre el campo evangélico brasileño. Nueva Sociedad, Buenos Aires, v. 1, p. 1-13, 2019.

ORO, A.P; TADVALD, M. A Igreja Universal do Reino de Deus

no espaço público religioso global. Sociologia, Porto, v. 36, p. 31-50, 2018.

PACE, E. Religião e globalização. In: ORO, A.P.; STEIL, C.A. (Org.). Globalização e religião. Petrópolis: Vozes, 1999, p. 25-42.

ROCHA, M.P.N. As estratégias de comunicação da Igreja Universal do Reino de Deus. Rio de Janeiro: UFRJ, 2006, 222 p. Tese (Doutorado em Comunicação) – Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura, Universidade Federal do Rio de Janeiro, 2006.

SAMPAIO, P. Record amplia estúdios para ser sombra da Globo. Folha de São Paulo, Folha Ilustrada, 18 de maio de 2008.

SCOLA, J. A teledramaturgia bíblica pela TV Record: sentidos e mediações a partir da produção da mensagem. Ciências Sociais e Religião/Ciencias Sociales y Religión, Porto Alegre, v. 19, n. 27, p. 47-71, 2017.

TADVALD, M. Religião e política no Brasil e as eleições de 2016:

algumas tendências. Debates do NER, Porto Alegre, v. 18, p. 117-133, 2017.

TADVALD, M. Veredas do sagrado: Brasil e Argentina no contexto da transnacionalização religiosa. Porto Alegre: Cirkula, 2015.

TAVOLARO, D. O bispo: a história revelada de Edir Macedo. São

Paulo: Larousse, 2007.

Sítios da Internet consultados

G1 NOTÍCIAS. Universal repassou em 3 anos quase R$ 1 bilhão para emissora de TV, diz revista. Portal G1 de notícias. Disponível em: <http://g1.globo.com/Noticias/Brasil/0,,MUL1268671-5598,00-UNIVERSAL+REPASSOU+EM+ANOS+QUASE+R+BILHAO+

PARA+EMISSORA+DE+TV+DIZ+REVISTA.html>. Acesso em: 10

dez. 2019.

RECORDTV. Record TV é a segunda maior emissora de TV do Brasil: em 2019, a emissora atingiu quase 190 milhões de telespectadores em todo o País, 283 mil a mais que a terceira colocada. R7 RECORDTV.

Disponível em: <https://recordtv.r7.com/record-tv-e-a-segunda-maioremissora-de-tv-do-brasil-06012020>. Acesso em: 21 abr. 2020.

SAMPAIO, K. Pesquisa diz que, de 69 milhões de casas, só 2,8% não têm TV no Brasil. Agência Brasil, 2018. Disponível em: <http://agenciabrasil.ebc.com.br/economia/noticia/2018-02/uso-de-celular-e-acessointernet-sao-tendencias-crescentes-no-brasil>. Acesso em: 10 dez. 2019.

UOL. Com fortuna de R$ 2 bilhões, Edir Macedo é o pastor evangélico mais rico do Brasil, diz revista. Website UOL, 2013. Disponível em: <http://noticias.uol.com.br/internacional/ultimas-noticias/2013/01/18/forbes-lista-os-seis-lideres-milionarios-evangelicos-nobrasil.htm>. Acesso em: 10 dez. 2019.

Veröffentlicht

2020-06-18

Zitationsvorschlag

Tadvald, M. (2020). Religiões evangélicas e sua presença nas mídias brasileiras. O caso da Igreja Universal. Revista Eclesiástica Brasileira, 80(315), 46–60. https://doi.org/10.29386/reb.v80i315.2021