O sentido do fenômeno religioso. As contribuições da Carta aos romanos (do histórico e da facticidade)

Autor/innen

  • Renato Kirchner Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas).
  • Luís Gabriel Provinciatto Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas).

DOI:

https://doi.org/10.29386/reb.v74i296.451

Schlagworte:

Fenômeno religioso, Carta aos Romanos, Experiência fática, Karl Barth, Martin Heidegger

Abstract

O presente artigo trabalha a questão do fenômeno religioso no início do século XX, mostrando sua realidade e apontando-lhe caminhos para os dias atuais. O século XX, logo em seu início, levantou questionamentos no campo antropológico devido a fatos, que, como o da Primeira Guerra Mundial (1914-1918), modificaram a humanidade como um todo. O fenômeno religioso também sofreu questionamentos, pois, apesar de ser, naquele contexto, uma realidade essencialmente cristã, não conseguiu livrar o Continente europeu do caos. Karl Barth (1886-1968), teólogo alemão, foi um daqueles que ajudou a pensar a questão religiosa neste período histórico, possibilitando que uma de suas obras, a Carta aos romanos (1918), além de abordar aspectos culturais, políticos e sociais, centrasse sua atenção em aspectos religiosos. A manifestação religiosa do homem aparece mesmo como característica essencial, e, contando com a graça divina, o reestabelecimento da ordem e da ligação entre criatura e criador seria então novamente possível. Martin Heidegger (1889-1976) também oferece contribuições para esta análise. Ele estrutura uma preleção – Introdução à fenomenologia da religião – em que lança mão do conceito de experiência fática da vida. Ora, tudo isso contribui para a autenticidade do fenômeno religioso e para justificar a existência humana, mesmo porque ele é parte integrante dela.

Abstract: The present article deals with the issue of the religious phenomenon in the early twentieth century, showing its reality and pointing to the paths it should follow in the present day. From its early days, the twentieth century raised questions in the anthropological field because of facts, such as the First World War (1914-1918) that brought changes to the whole of humankind. It also questioned the religious phenomenon because, although it was, in that context, an essentially Christian reality, it had not been able to save the European continent from chaos. Karl Barth, (1886-1968), a German theologian, was one of those who helped to think out the religious issue in this historical period since, in one of his works, Letter to the Romans (1918) besides addressing cultural, political and social aspects, he also focused his attention on religious issues. He presents the human being’s religious manifestation as an essential trait, and with the help of the divine grace, the reestablishment of the order and of the connection between creature and Creator would be possible once more.  Martin Heidegger (1889-1976) also contributes towards this analysis. He structures a lecture – Introduction to the Phenomenology of Religion – in which he makes use of the concept of the factual experience of life. Now, all this contributes towards the authenticity of the religious phenomenon and to justify human existence, not least because that phenomenon is an integral part of this existence.

Keywords: Religious phenomenon. Letter to the Romans. Factual experience. Karl Barth. Martin Heidegger.

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Autor/innen-Biografien

Renato Kirchner, Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas).

Doutor em Filosofia, professor em cursos de graduação e pesquisador do mestrado em Ciências da Religião na Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas).

Luís Gabriel Provinciatto, Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas).

Graduação em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas).

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Veröffentlicht

2014-10-18

Zitationsvorschlag

Kirchner, R., & Provinciatto, L. G. (2014). O sentido do fenômeno religioso. As contribuições da Carta aos romanos (do histórico e da facticidade). Revista Eclesiástica Brasileira, 74(296), 867–885. https://doi.org/10.29386/reb.v74i296.451