Ética e Direitos Humanos. Bases fundamentais para uma sociedade democrática

Autor/innen

  • Alvori Ahlert Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE.

DOI:

https://doi.org/10.29386/reb.v74i295.479

Schlagworte:

Direitos Humanos, Ética, Cidadania, Educação

Abstract

O presente artigo discute a urgência da ética como fundamento para a busca de uma sociedade democrática e suas conectividades com a reflexão sobre os direitos humanos. Discute-se a importância dos direitos humanos para a construção de uma sociedade efetivamente democrática e participativa e os sentidos da democracia na atualidade para a qual os direitos humanos de terceira e quarta gerações se constituem como premissas fundamentais para o exercício da cidadania democrática.

Abstract: The present article argues the urgency of the ethics as bedding for the search of a democratic society and its relations with the reflection on the human rights. Importance of the human rights for the construction of a democratic and effectively participation society and the directions of the democracy in the present time is argued it for which the human rights of third and fourth generations if constitute as basic premises for the exercise of the democratic citizenship.

Keywords: Human rights. Ethics. Citizenship. Education.

Downloads

Keine Nutzungsdaten vorhanden.

Autor/innen-Biografie

Alvori Ahlert, Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE.

Mestre em Educação, Doutor em Teologia – Área Religião e Educação; Prof. Adjunto da Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE, Campus de Marechal Cândido Rondon; Membro do GEPEFE e do Grupo de Pesquisa Cultura, Fronteira e Desenvolvimento Regional.

Literaturhinweise

ADORNO, Theodor W. Educação e emancipação. Trad. Wolfgang Leo Maar. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1995.

AHLERT, Alvori. A eticidade da educação: o discurso de uma práxis solidária/universal. 2ª ed. Ijuí: UNIJUÍ, 2003 (Coleção: Fronteiras da Educação).

ANDREOLA, Balduino A. Ética e solidariedade planetária. Estudos Teológicos. São Leopoldo, v. 41, n. 2, p. 30-38, 2001.

BEDIN, Gilmar Antonio. Os direitos do homem e o neoliberalismo. Ijuí: UNIJUÍ, 1997.

BRAKEMEIER, Gottfried. O ser humano em busca de identidade: contribuições para uma antropologia teológica. São Leopoldo: Sinodal; São Paulo: Paulus, 2002.

BUARQUE, Cristóvam. A cortina de ouro – os sustos do final do século e um sonho para o próximo. Revista do GEEMPA. Porto Alegre. n. 4, p. 31-51, 1996.

FORRESTER, Viviane. O horror econômico. 6ª ed. São Paulo: Editora UNESP, 1997.

GENRO, Tarso; SOUZA, Ubiratan de. Orçamento participativo: a experiência de Porto Alegre. 4ª ed. São Paulo: Editora Fundação Perseu Abramo, 2001.

LIENEMANN, Wolfgang. A evolução dos direitos humanos. In: LISSNER, Jorgen; SOVIK, Arne (Eds.). Direitos Humanos: uma coletânea sobre direitos humanos. São Leopoldo: Sinodal, 1982.

PROGRAMA NACIONAL DOS DIREITOS HUMANOS. Brasília:

Ministério da Justiça, 1996.

SANTOS, Boaventura de Souza. Para uma pedagogia do conflito. In: SILVA, Luiz Eron da. Reestruturação curricular: novos mapas culturais, novas perspectivas educacionais. Porto Alegre: Sulina, 1996, p. 15-33.

SOUZA, Herbert de. Ética e cidadania. São Paulo: Moderna, 1994.

STEIN, Ernildo. Perguntando pelos fundamentos antropológicos da educação. Porto Alegre, 2000 (mimeo).

TEIXEIRA, Paulo Marcelo Marini; VALE, José Misael Ferreira do. Ensino de Biologia e cidadania: problemas que envolvem a prática pedagógica de educadores. In: NARDI, Roberto (org.). Educação em ciências: da pesquisa à prática docente. São Paulo: Escrituras Editora, 2000 (Educação para a Ciência).

TRINDADE, Antônio Augusto Cançado. A proteção internacional dos direitos humanos (1948-1997): as primeiras cinco décadas. Brasília: Editora da Universidade de Brasília, 1998.

VELÁSQUEZ, Carlos Molina. Derechos humanos, ética de la libera-

ción y ética de la multiculturalidad. Realdad/Revista de Ciencias Sociales y Humanidades. San Salvador: UCA – Universidad Centroamericana José Simeón Cañas –, n. 70, p. 429-456, 1999.

ZENAIDE, Maria de Nazaré Tavares. Construção conceitual dos direitos humanos. In: ZENAIDE, Maria de Nazaré Tavares; DIAS, Lúcia Lemos (Orgs.). Formação em direitos humanos na universidade. João Pessoa: Editora Universitária/UFPB, 2001, p. 41-46.

Veröffentlicht

2014-10-18

Zitationsvorschlag

Ahlert, A. (2014). Ética e Direitos Humanos. Bases fundamentais para uma sociedade democrática. Revista Eclesiástica Brasileira, 74(295), 549–563. https://doi.org/10.29386/reb.v74i295.479