Transtorno da personalidade borderline e o dizer da teologia moral
DOI:
https://doi.org/10.29386/reb.v84i328.5242Abstract
O artigo aborda a importância de se pensar sobre o transtorno da personalidade borderline e o dizer da teologia moral. Os transtornos da personalidade se manifestam por meio dos distúrbios do comportamento que provocam ruptura pessoal e social. O transtorno da personalidade borderline se caracteriza pela instabilidade emocional. Indivíduos borderline vivem sentimentos crônicos de vazio. Os relacionamentos são marcados por ódio ou amor. Pessoas borderline demonstram impulsividades autodestrutivas. O distúrbio borderline é compatível com outras patologias. Geralmente, o adulto borderline, foi uma criança que sofreu vários tipos de abusos na infância, principalmente, abuso físico, sexual e emocional. A teologia moral diante do transtorno da personalidade borderline tem muito a contribuir. A moral precisa estar atenta ao apelo da Igreja “em saída” em direção “às periferias humanas”. A teologia moral, à luz de Cristo, sempre inclui o outro. A moral ensina que ser cristão é ser diferente. A teologia moral pede para não fecharmos sobre nossas próprias perspectivas. O saber teológico moral demonstra condições para auxiliar os confessores na escuta dos penitentes borderline.
Abstract: The article addresses the importance of thinking about the borderline personality disorder and the saying of moral theology. Personality disorders manifest themselves through behavioral disorders that cause personal and social rupture. Borderline personality disorder is characterized by emotional instability. Borderline individuals experience chronic feelings of emptiness. Relationships are marked by hate or love. Borderline people demonstrate self-destructive impulsiveness. Borderline disorder is compatible with other pathologies. Generally, a borderline adult was a child who suffered various types of abuse in childhood, mainly physical, sexual and emotional abuse. Moral theology in the face of borderline personality disorder has much to contribute. Morality needs to be attentive to the call of the Church “outgoing” towards “the human peripheries”. Moral theology, in the light of Christ, always includes the other. Morality teaches that being a Christian means being different. Moral theology asks us not to close ourselves upon our own perspectives. Moral theological knowledge demonstrates conditions to assist confessors in listening to borderline penitents.
Keywords: Personality disorders; Borderline personality disorder; Moral theology; Human peripheries; Listening.
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