Os pobres como perspectiva em Medellín
DOI:
https://doi.org/10.29386/reb.v78i309.723Schlagworte:
Medellín, Pobres, Igreja dos Pobres, Concílio Vaticano II.Abstract
Objetiva-se neste artigo apresentar teologicamente os pobres, tendo como perspectiva a II Conferência Geral do Episcopado Latino-americano, realizada na cidade de Medellín, na Colômbia, no período de 24 de agosto a 06 de setembro de 1968. Justifica este objetivo o fato de a referida Conferência, ao buscar adaptar o Concílio Vaticano II na América Latina, ter encontrado na referida categoria o assento plausível para ser fiel à articulação entre fé e contexto histórico latino-americano. Para atingir este objetivo, tomar-se-á a esteira do Concílio Vaticano II, tendo como ponto de partida a expressão “Igreja dos Pobres”, cunhada pelo Papa João XXIII, trazendo à tona importantes posições teológicas sobre a questão dos pobres. Em seguida, decifrar-se-á textualmente a categoria “pobres”, e buscar-se-á visualizá-la como carência, espiritualidade e compromisso em todo o documento das conclusões de Medellín. Espera-se que a hermenêutica textual possibilite visualizar que a Conferência de Medellín não foi um acontecimento que já terminou, mas que continua a ser um chamado para que a Igreja de Cristo, pobre, com os pobres, tenha os pobres como sujeitos históricos, efetivando verdadeiramente uma Igreja dos Pobres.
Abstract: This paper aims at presenting theologically the poor as perspective in the second General Conference of the Latin American Episcopate, held in the city of Medellín, in Colombia, in the period from 24 August to 06 September 1968. This objective justified the fact that the Conference, to get fit in the Second Vatican Council in Latin America, found in the said category workable seating to be faithful to the relationship between faith and historical context. To achieve this goal, the wake of the Second Vatican Council, having as starting point the expression “Church of the poor”, coined by Pope John XXIII, bringing up important theological positions on the issue of the poor. Then crack will be verbatim the “poor” category and will view it as grace, spirituality and commitment throughout the document the conclusions of Medellín. It is expected that the textual hermeneutics allows show that the Conference of Medellín was not an event that already expired, but continues to be a call to the Church of Christ, poor, with the poor and the poor as subjects, history effecting truly a Church of the poor.
Keywords: Medellín;Poor; Church of the poor; Vatican II.
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