Dogma e culturas
DOI:
https://doi.org/10.29386/reb.v49i196.3084Resumen
A questão que me foi confiada é a seguinte: “Como a questão cultural influenciou a formulação dos dogmas?” Ela contém um aspecto histórico, que se revela no tempo do verbo: Como influenciou...? Mas também podemos ver implícita na pergunta uma questão teorética ou teológica: Como a cultura deve influenciar o dogma? (e ainda se poderia acrescentar, a partir do programa desta Semana de Missiologia: para uma Missão libertadora?”). É disso que trataremos: dando maior atenção ao primeiro aspecto, histórico, mas também tomando-o como base para algumas conclusões de caráter mais geral, teológicas.
No espaço de que nos é dado dispor, é evidentemente impossível esboçar uma história completa, mesmo em grandes linhas, das relações entre dogma (católico) e culturas. Seria o trabalho de uma vida inteira! Melhor, seria o trabalho de uma equipe de especialistas (como nas recentes “Histórias dos dogmas”, que contudo geralmente pouco consideram o contexto cultural). Tomaremos em exame dois momentos fundamentais da história do dogma católico, já bastante estudados e discutidos, que deverão fornecer a base para uma avaliação global da questão.
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