Vol. 39 Núm. 153 (1979): Os Avanços de Puebla
A REB tem. acompanhado ativamente todo o processo eclesial de preparação a Puebla. Agora apresentamos uma análise do documento final produzido pelos Bispos em Puebla. Cabe recordar que o texto representa o ponto culminante de toda uma caminhada. Esta caminhada em seus diversos passos compõe o significado global de Puebla.
Podemos dizer que Puebla ratificou as esperanças e desfez os temores que muitos haviam, não sem razão, levantado nos meses que antecederam a Assembléia. A Igreja saiu fortificada em sua unidade e enriquecida com uma consciência mais comprometida com o povo de Deus que peregrina em nossos países, especialmente com os mais necessitados. Houve avanços notáveis face a Medellín. Os avanços se fizeram especialmente pelos lodos, alargando a base da Igreja e fazendo com que muito mais gente tenha assumido, oficialmente, os grandes passos que marcaram a Igreja latino-americana saída do Vaticano II e de Medellín.
O presente número da REB apresenta alguns estudos de teólogos que estiveram presentes em Puebla. As análises deverão ser ainda aprofundadas em outros números. O importante é assumir Puebla, fazê-la o marco orientador de comunhão e participação de todos na mesma caminhada. Neste sentido de fé, Puebla deve ser considerada como um evento do Espirito em sua Igreja que no nosso Continente vive e sofre no seguimento de Jesus Cristo.
Leonardo Boff, O.F.M.
Redator da REB