Perspectivas de condescendência diante das uniões irregulares na Igreja
DOI :
https://doi.org/10.29386/reb.v64i256.1693Mots-clés :
Igreja Católica, União Irregular, Família.Résumé
O autor abre o artigo, situando a família na atual conjuntura, onde o modelo familiar passou por uma significativa mudança de paradigma, ou seja, do modelo estável de valores ao modelo instável. Em seguida, tece alguns acenos históricos sobre a obrigatoriedade do matrimônio na Igreja, contrastando o matrimônio ideal com as uniões irregulares em significativo aumento no seio da Igreja. Neste contexto, o autor enfoca o batismo de crianças, cujos pais vivem de modo irregular na Igreja, e a relação entre pastoral dos divorciados recasados e participação eucarística. Releva a experiência das Igrejas Ortodoxas e das Igrejas da Reforma para, em seguida, apresentar as soluções pautadas pela Igreja Católica. Conclui o artigo, usando o exemplo do bom samaritano para demonstrar o olhar condescendente que a Igreja Católica deveria ter diante dos matrimônios falidos na Igreja.
Abstract: The Author begins the article by placing the family in its present context, where the family model has been subjected to a significant change of paradigm, going from a stable to an unstable model of values. Next, he discusses some of the historical background for the fact that the matrimony is obligatory in the Church, contrasting this ideal matrimony to the “irregular unions” that are increasing significantly inside the Church. In this context, the Author focuses on the baptism of children whose parents live in an irregular situation in terms of the Church, and the relationship between the spiritual care of remarried divorcees and Eucharistic participation. He reveals the experience of the Orthodox and Reform Churches in order to compare them to the solutions proposed by the Catholic Church. He concludes the article using the Good Samaritan’s example to demonstrate the type of tolerance that the Catholic Church should show towards broken marriages in the Church.
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