Transmissão da fé e cultura midiática. Disquisições de um teólogo católico
DOI :
https://doi.org/10.29386/reb.v80i315.2023Mots-clés :
Cultura midiática, Reconexão, Evangelização, Catolicidade.Résumé
Após descrever o cenário atual como “cumplicidade” entre mercado, tecnociência e mídia, o objetivo que se propõe aqui é discernir desafios e chances postos pela complexa incumbência de transmitir a fé no horizonte da cultura midiática vigente, caracterizada, em modo especial, pela reconexão: um interagente constrói um conteúdo simbólico que, por sua vez, é recebido e reconhecido por outro interagente em conexão e, por conseguinte, reconstruído, mediante novas conexões, por outros interagentes ainda. Por fim, na ótica de um teólogo de tradição católica, são elencados três dos principais desafios postos por esse diálogo intercultural: oportunidade de se conceber missão como evangelização; incessante processo de deconstrução e reconstrução da catolicidade e possibilidade de ressignificar a própria catolicidade.
Abstract:After describing the current scenario as “complicity” between market, technoscience and media, the objective proposed here is to discern challenges and chances posed by the complex task of transmitting faith in the horizon of the current media culture, characterized, in a special way, by reconnection : an interactant builds a symbolic content that, in turn, is received and recognized by another interacting person in connection and, therefore, reconstructed, through new connections, by other interactants. Finally, from the perspective of a theologian with a Catholic tradition, three of the main challenges posed by this intercultural dialogue are listed: opportunity to conceive mission as evangelization; incessant process of deconstruction and reconstruction of catholicity and the possibility of reframing catholicity itself.
Keywords: Media culture; Reconnection; Evangeliztion; Catholicity.
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