Desafios para o ensino da teologia latino-americana em nossos dias
DOI:
https://doi.org/10.29386/reb.v65i258.1656Parole chiave:
Teologia da LibertaçãoAbstract
O tema central de uma Semana de Atualização Teológica em um Seminário Evangélico no ano de 2002 perguntava pelas atuais perspectivas do ensino de teologia latino-americana em seminários evangélicos. O presente texto tenta responder a essa preocupação, avaliando como se dão o desenvolvimento dessa disciplina, a suposta “crise da Teologia da Libertação” e as possibilidades de renovação para a mesma em diversos âmbitos, com destaque para o mundo ecumênico; apresentando, outrossim, pistas e conselhos pastorais para jovens seminaristas. O autor defende que a Teologia da Libertação não se extinguiu, mas se ramificou, amadureceu e ainda tem muito a oferecer para as novas gerações de teólogos/as brasileiros/as.
Abstract: Abstract: The central theme of a Week of Theological Updating in a 2002 Evangelical Seminar examined the perspectives for the teaching of Latin American theology in evangelical seminars. The present text attempts to respond to this concern, by critically examining the development of this discipline, the so-called “crisis of the Theology of Liberation” and the possibilities for its renovation in various ambits, and, in particular, in the ecumenical world. Moreover, the work presents some pastoral suggestions and advice for young seminarists. The author argues that, rather than coming to an end, the Theology of Liberation simply matured and branched out and still has much to offer to the new generations of Brazilian theologists.
Downloads
Downloads
Pubblicato
Come citare
Fascicolo
Sezione
Licenza
Copyright (c) 2019 Revista Eclesiástica Brasileira
TQuesto lavoro è fornito con la licenza Creative Commons Attribuzione 4.0 Internazionale.
Os autores cedem os direitos autorais; como gratificação, a REB oferece dois exemplares ao Autor de um artigo.
A REB adere à licença não comercial (Creative Commons). Portanto, é permitida cópia, distribuição e exibição dos textos, respeitados os direitos autorais e citada a fonte de sua proveniência.