Epicentros do ensino superior Católico. Um olhar obre os textos do Magistério
DOI:
https://doi.org/10.29386/reb.v79i313.1882Parole chiave:
Educação Superior, Igreja, Magistério, Universidade.Abstract
O Ensino Superior nasceu e acompanhou a história da Igreja Católica, nos aspectos prático, teórico e jurídico. As práticas e orientações sobre a questão estiveram presentes nos ensinamentos da Igreja, de modo direto ou indireto, na medida em que a história avança e apresenta suas interrogações sobre o significado da vida e do ser humano. A presente reflexão aborda os principais Documentos do Magistério dedicados à temática, sobretudo no contexto da sociedade moderna. Analisa esses ensinamentos a partir da hipótese de dois epicentros fundamentais: a tradição escolástica e o Concílio Vaticano II.
Abstract: Higher Education was born and followed the history of the Catholic Church in practical, theoretical and juridical aspects. The practices and orientations on the question were present in the teachings of the Church, directly or indirectly, as history advances and presents its questions about the meaning of life and of the human being. The present reflection addresses the main Magisterium Documents dedicated to the theme, especially in the context of modern society. It analyzes these teachings from the hypothesis of two fundamental epicenters: the scholastic tradition and the Second Vatican Council.
Keywords: Higher Education; Church; Magisterium; University.
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