O duplo sentido da “Sabedoria” nos mitos guarani

Sua relação com a tradição judaico-cristã e sua pertinência hoje

Autori

  • Graciela Chamorro

DOI:

https://doi.org/10.29386/reb.v59i235.2278

Abstract

Este artigo apresenta, compara e analisa dois relatos cosmogônicos distintos, recolhidos entre os grupos guarani, neste século. Em ambos os relatos a sabedoria desempenha um papel importante: em um deles, para justificar - em última instância - a origem do mal e, em outro, para torná-la partícipe e artífice do mundo e da auto-realização de todos os seres. Em ambos os casos, o papel assumido pela sabedoria está infimamente relacionado com o papel adjudicado à mulher nas histórias do bem e do mal. Nesse sentido, uma atenta exegese dos principais sintagmas que compõem os relatos e uma atenta apreciação dos mesmos pelas chaves hermenêuticas da teologia feminista podem clarificar em que medida o fato de responsabilizar a mulher e a sabedoria pela origem do mal na terra resulta de uma interpretação da tradição sapiencial pelo crivo dos valores próprios das sociedades patriarcais.

Downloads

I dati di download non sono ancora disponibili.

Biografia autore

Graciela Chamorro

Doutora em Teologia. Professora Visitante do DHI - Universidade Estadual de Maringá, Pastora da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (IECLB).

Pubblicato

1999-09-30

Come citare

Chamorro, G. (1999). O duplo sentido da “Sabedoria” nos mitos guarani: Sua relação com a tradição judaico-cristã e sua pertinência hoje. Revista Eclesiástica Brasileira, 59(235), 551–566. https://doi.org/10.29386/reb.v59i235.2278

Fascicolo

Sezione

Artigos