Algumas reflexões antropológicas sobre cultura no Documento de Trabalho de Santo Domingo

Autori

  • Carlos Alberto Steil

DOI:

https://doi.org/10.29386/reb.v52i207.2865

Abstract

Com o intuito de contribuir para a reflexão que deve preceder a IV Conferência Geral do Episcopado Latino-Americano, sobre Nova Evangelização, Promoção Humana e Cultura Cristã, a Equipe de Assessoria do ISER realizou, no dia 22 de julho de 1992, no Rio de Janeiro, um debate sobre o tema cultura, tomando como base o texto do Documento de Trabalho para Santo Domingo. Foram convidados para apresentar o tema os antropólogos: José Sérgio Leite Lopes e Regina Célia Reyes Novaes, professores da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Participaram do evento, como debatedores, a Equipe de Assessoria do ISER e outros intelectuais e agentes de pastoral convidados.

Gostaríamos, através deste relatório, de socializar a discussão que realizamos, tendo presente, no entanto, os limites próprios de um relatório que se vê obrigado a reproduzir as idéias, despidas do calor e da emoção que marcaram o debate. A discussão será apresentada na forma de um texto corrido, recortado segundo os itens do tema cultura, conforme aparece no cap. 3 da Primeira Parte do Doc. de Trabalho. Trata-se, portanto, de uma produção coletiva, tendo presentes, no entanto, os acréscimos do relator que, em muitos momentos, extrapola a discussão do grupo com suas reflexões pessoais. Um procedimento a que se permite, na medida em que o presente texto não pretende ser uma crônica da reunião, mas uma contribuição à reflexão daqueles que estão preocupados com os destinos da Igreja Católica na América Latina a partir das opções que podem ser definidas em Santo Domingo.

Downloads

Pubblicato

1992-09-30

Come citare

Steil, C. A. (1992). Algumas reflexões antropológicas sobre cultura no Documento de Trabalho de Santo Domingo. Revista Eclesiástica Brasileira, 52(207), 574–583. https://doi.org/10.29386/reb.v52i207.2865