A Lei da Representação na Economia Divina
DOI:
https://doi.org/10.29386/reb.v31i121.4496Abstract
O conceito de «representação», aqui, é estudado do ponto de vista teológico no relacionamento do homem com Deus ou no encontro de Deus com o homem. Pois neste ponto coincidem as experiências das religiões naturais com os dados da Revelação Divina: que normalmente não se dá um relacionamento imediato, direto e puramente pessoal do homem com Deus: o homem chega a Deus através de outros como mediadores, sacerdotes ou representantes; e que, por outro lado, também Deus costuma servir-Se de mediadores e representantes Seus para manifestar-Se aos homens, convidá-los à comunhão conSigo e nela os receber. A mediação parece ser norma fundamental da ação divina e do nosso relacionamento com Deus. É esta a conclusão mais evidente e importante do longo estudo de Josef Scharbert sôbre o Antigo Testamento e o Antigo Oriente?
Downloads
Downloads
Pubblicato
Come citare
Fascicolo
Sezione
Licenza
Copyright (c) 2022 Revista Eclesiástica Brasileira
TQuesto lavoro è fornito con la licenza Creative Commons Attribuzione 4.0 Internazionale.
Os autores cedem os direitos autorais; como gratificação, a REB oferece dois exemplares ao Autor de um artigo.
A REB adere à licença não comercial (Creative Commons). Portanto, é permitida cópia, distribuição e exibição dos textos, respeitados os direitos autorais e citada a fonte de sua proveniência.