Os apelos de Francisco

A práxis transformadora como pedagogia para novos sujeitos

Autori

  • Allan Silva Coelho PPGE-Universidade São Francisco

DOI:

https://doi.org/10.29386/reb.v84i327.5236

Parole chiave:

Discernimento; Antifetichismo; Sinodalidade; Justiça social e climática.

Abstract

Os apelos do Papa Francisco enfrentam resistências dentro e fora da Igreja. De que maneira a ação do Pontífice colabora na gestação de novos sujeitos eclesiais e sociais engajados num projeto radical de reformas? A complexidade da atual crise civilizatória limita o impacto das ações institucionais por mudanças. No entanto, Francisco modifica a maneira de conceber a missão da Igreja, partindo da tradição que desafia a tocar a carne sofredora de Cristo no pobre. O Papa dialoga para fora da Igreja, anunciando um cristianismo para o mundo, suas esperanças e angústias, desafia à mudança na ação pastoral-eclesial, social e pessoal. Primeiro, discutimos aspectos dos conflitos reformadores ad intra eclesia, referenciados nas tensões em torno aos Sínodos e sua prática pedagógica. Depois, discutimos elementos ad extra, como projeto de sociedade. Na sequência, esboçamos consequências do magistério na expectativa de um novo pacto para reformar a si e a Igreja ao transformar o mundo.

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Biografia autore

Allan Silva Coelho, PPGE-Universidade São Francisco

Possui graduação em Filosofia (2002) pela Assunção/UniFAI, mestrado (2006) e doutorado (2014) em Ciências da Religião pela Universidade Metodista de São Paulo (UMESP), com estágio de pesquisa de doutorado na EHESS/Paris-França (Programa CAPES-PDSE). Recebeu Menção Honrosa do Prêmio Capes de Tese na área Filosofia/Religião. Realizou pesquisa pós-doutoral (2018-2019) no Centre d’Études en Sciences Sociales du Religieux da École des Hautes Études en Sciences Sociales, em Paris, com a supervisão de Michael Löwy. É professor e orientador de mestrado e doutorado no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade São Francisco – USF – e membro dos grupos de pesquisa: Religião e Educação; Críticos da Modernidade. Pesquisa com abordagem filosófica o pensamento crítico latino-americano, em especial a partir das epistemologias divergentes e alternativas e com a crítica da Modernidade, estudando os temas: capitalismo como religião, pensamento mítico-teológico, perspectivas anticapitalistas na educação, concepções de ensino de filosofia, cristianismo da libertação e fundamentos filosóficos das lutas populares pelos direitos humanos.

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Pubblicato

2024-03-27

Come citare

Silva Coelho, A. (2024). Os apelos de Francisco: A práxis transformadora como pedagogia para novos sujeitos. Revista Eclesiástica Brasileira, 84(327), 209–234. https://doi.org/10.29386/reb.v84i327.5236

Fascicolo

Sezione

Temas Variados