Formação de vocações adultas. Questões em torno do processo formativo convencional
DOI:
https://doi.org/10.29386/reb.v79i312.1818Palavras-chave:
Formação, Maturidade, Seminário, Vocações adultas.Resumo
Este artigo trata de algumas questões relativas ao processo tradicional de formação presbiteral. Diante do contexto de mudança de época, questiona-se a capacidade de os seminários tradicionais atenderem a demanda dos candidatos que se apresentam para o ingresso. Considera-se ainda que existam fatores de imaturidade na nova geração: os jovens de hoje são ainda adolescentes ao longo do processo formativo. Por isso, surge o questionamento sobre a viabilidade de novas estruturas formativas. Como luzes, apresentamos as características de institutos de formação de vocações adultas, que acolhem homens já mais amadurecidos e que tem estabilidade e emprego fixo. O artigo apresenta o relato de dois institutos de formação de adultos: Bovendonk, na Holanda, e o Instituto Discípulos de Emaús (IDE), no Brasil.
Abstract: This article refers to some matters as they are related to the traditional presbyteral formation. As we stand before the context of times changing, the capacity of related-traditional seminaries is questioned – for their reality of meeting the demand of candidates who identify themselves for such intake. Still-existing factors of immaturity within the new generation – as shown – are considered upon: as today’s youth is still under a teenage-reality for along the process of their formation. Therefore, a new questioning over the practicability of new forming structures arises. As in a burst of a new enlightenment, we introduce the characteristics of institutes of adults’ vocations, meaning ‘men of greater maturity’ who present personal stability and a steady occupation as a means of work. The article presents the description of two formation institutes of adults: Bonvendonc, and the Instituto Discípulos de Emaús (IDE), in Brazil.
Keywords: Formation; Maturity; Seminary; Adult vocations.
Downloads
Referências
ABAD, J.A. Comunidad eclesial formativa (Evolution histórica). In:
PROFESSORES DA FACULDADE DE TEOLOGIA DE BURGOS
(Dir.). Diccionario del Sacerdocio. Madrid: Biblioteca de Autores Cristianos, 2005. p. 752-756.
BAN, N.; GASPEROWICZ, K.; GODINHO, F. Oración y estilos de personalidade. Tredimensioni, Milano, n. 7, p. 17-33, 2010.
BAUMANN, Z. Modernidade líquida. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2001.
BENELLI, S.J. Pescador de homens: estudo psicossocial de um seminário católico. São Paulo: Unesp, 2006.
_______. Análise Institucional de um seminário católico e da formação sacerdotal. Revista de Psicologia da UNESP, São Paulo, v. 6, n. 1, p. 1327, 2007.
BOTERO, J.S. Posmodernidad y juventud: riesgos y perspectivas. Bogotá: San Pablo, 2002.
CELAM. Documento de Aparecida: texto conclusivo da V Conferência Geral do Episcopado Latino-Americano e do Caribe: 13-31 de maio de 2007. Brasília: Ed. CNBB; São Paulo: Paulinas, 2007.
CNBB. Diretrizes para a Formação dos Presbíteros da Igreja no Brasil. São Paulo: Paulinas, 2010 (Documentos da CNBB, 93).
_______. Campanha da Fraternidade 2013: Texto-Base. Brasília: Edições CNBB, 2013.
CÓDIGO DE DIREITO CANÔNICO. São Paulo: Loyola, 2011.
COMBLIN, J. Desafios da cidade no século XXI. São Paulo: Paulus, 2002.
CONGREGAÇÃO PARA O CLERO. O dom da vocação presbiteral: Ratio Fundamentalis Institucionis Sacerdotalis. Brasília: Ed. CNBB, 2018 (Documentos da Igreja 32).
COZZENS, D.B. A face mutante do sacerdócio: reflexão sobre a crise da alma do sacerdote. São Paulo: Loyola, 2003.
CREA, G. Vida religiosa e dependência sexual na internet. Vita Consacrata, Milano, v. 40, v. 2, p. 171-182, 2004.
DELEUZE, G. Conversações. São Paulo: Edições 34, 1992.
DUQUE, J.M. Transmissão da fé em contexto pós-moderno. Perspectiva Teológica, Belo Horizonte, v. 45, n. 126, p. 205-217, 2013.
FAVALE, A. A formação inicial dos candidatos ao presbiterato. São Paulo: Palavra e Prece, 1995.
FOUCAULT, M. Vigiar e punir: nascimento da prisão. Petrópolis: Vozes, 1999 (Trabalho original publicado em 1975).
FRANCISCO, Papa. Visita apostólica do Papa Francisco ao Brasil por ocasião da XXVIII Jornada Mundial da Juventude: encontro com o Episcopado brasileiro. Dia 27 de julho de 2013. Disponível em: . Acesso em: 20 nov. 2018.
GOFFMAN, E. Manicômios, prisões e conventos. São Paulo: Perspectiva, 1987 (Original publicado em 1961).
HAM, M (Ed.). Late have I loved You: part-time priestly formation for adults – History, psychospiritual aspects, evaluation. Ten Have: Lulu Press, 2011.
HAMAD, N. Os jovens ou os “novos monstros”. In: FERNANDEZ, C.M.; RASSIAL, J.J. (Org.). Crianças e adolescentes: encantos e desencantos. São Paulo: Instituto Langage, 2012.
JOÃO PAULO II. Exortação Apostólica Pós-Sinodal Pastores Dabo Vobis. 7. ed. São Paulo: Paulinas, 2006 (A voz do Papa, 128).
KEHL, M.R. A juventude como sintoma da cultura. In: NOVAES, R.; VANUCHI, P. Juventude e sociedade: trabalho, educação, cultura e participação. São Paulo: Fundação Perseu Abramo, 2006. Disponível: <http://coordenacaopedagogicaced4guara.blogspot.com/2012/04/ juventude-como-sintoma-da-cultura-maria.html>. Acesso em 29 abr. 2019.
LA SAGNA, P. A adolescência prolongada, ontem, hoje e amanhã. Almanaque on line. n. 16, p. 1-2. Disponível em: . Acesso em: 20 nov. 2018.
LÉVINAS, E. Totalidade e infinito. Lisboa: Edições 70, 1980.
LIBANIO, J.B. Diferentes gerações na Vida Consagrada: desafios e perspectivas. Convergência, Rio de Janeiro, v. 47, n. 448, p. 49-62, 2012.
MORO, C. A formação presbiteral: em comunhão para comunhão. São Paulo: Santuário, 1997.
NENTWIG, R. et al. Instituto Discípulos de Emaús: uma proposta para vocações adultas. IHU. Disponível em: <http://www.ihu.unisinos.br/ 78-noticias/581101-instituto-discipulos-de-emaus-uma-proposta para-vocacoes-adultas>. Acesso em: 20 nov. 2018.
PUNTEL, J.T. Comunicação virtual: ciberespaço – interculturalidade e telerreligiões. In: ALTEMEYER JR., F.; BOMBONATTO, V.I. (Org). Teologia e comunicação: corpo, palavras e interfaces cibernéticas. São Paulo: Paulinas, 2011.
QUEIRUGA. A.T. Fim do Cristianismo pré-moderno: desafios para um novo horizonte. São Paulo: Paulus, 2003 (Temas de Atualidade).
RUIZ DE LA PEÑA, J. Crisis y apología de la fe: evangelio y nuevo milenio. Santander: Sal Terrae, 1995.
RULLA, L. M. Antropologia da Vocação Cristã: bases interdisciplinares. São Paulo: Paulinas, 1987.
SOARES DE LIRA, N.T. Adolescentes e adultescentes na contemporaneidade. Revista IGT na Rede, Rio de Janeiro, v. 7, n. 12, p. 18-25, 2010.
TAYLOR, C. Uma era secular. São Leopoldo: Unisinos, 2007.
VATICANO II. Decreto Presbyterorum Ordinis. In: VIER, F. (Org.) Compêndio do Vaticano II: constituições, decretos, declarações. 29. ed. Petrópolis: Vozes, 2000. p. 257-306.
VITÓRIO, J. A pedagogia na formação: reflexões para formadores na vida religiosa. São Paulo: Paulinas, 2008.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2019 Revista Eclesiástica Brasileira
Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição 4.0.
Os autores cedem os direitos autorais; como gratificação, a REB oferece dois exemplares ao Autor de um artigo.
A REB adere à licença não comercial (Creative Commons). Portanto, é permitida cópia, distribuição e exibição dos textos, respeitados os direitos autorais e citada a fonte de sua proveniência.