As mídias e as mediações da experiência religiosa

Autores

  • Luís Miguel Figueiredo Rodrigues Universidade Católica Portuguesa

DOI:

https://doi.org/10.29386/reb.v80i315.2020

Palavras-chave:

Mídias digitais, Bernard Lonergan, Auto-transcendência, Evangelização.

Resumo

Este artigo discute a possibilidade de as mídias digitais poderem mediar também a experiência religiosas, estando, assim, ao serviço da evangelização. Segue de perto o pensamento de Bernard Lonergan para, em articulação com a cultura digital, se perceber como a autotranscedência
do sujeito pode ocorrer na sociedade rede (Manuel Castells) e no espaço do saber (Pierre Lévy).

Abstract: This paper examines the possibility that digital media may also mediate religious experience, at the service of evangelization. It closely follows the thinking of Bernard Lonergan to, in articulation with the digital culture, to perceive how the self-transcendence of the subject can occur in the network society (Manuel Castells) and in the space of knowledge (Pierre Lévy).
Keywords: Digital media; Bernard Lonergan; Self-transcendence; Evangelization.

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Biografia Autor

Luís Miguel Figueiredo Rodrigues, Universidade Católica Portuguesa

Doutor em Teologia, especialidade de Teologia Prática, pela Universidade Católica Portuguesa (UCP); Investigador Integrado do Centro de Investigação em Teologia e Estudos de Religião; e Professor Auxiliar na Faculdade de Teologia da Universidade Católica Portuguesa e membro de seu Conselho Científico.

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Publicado

2020-06-18

Como Citar

Rodrigues, L. M. F. (2020). As mídias e as mediações da experiência religiosa. Revista Eclesiástica Brasileira, 80(315), 28–45. https://doi.org/10.29386/reb.v80i315.2020