Campo religioso português. Análise externa e interna
DOI:
https://doi.org/10.29386/reb.v78i309.731Palavras-chave:
Campo religioso, Portugal, Análise externa, Análise interna, Igreja Católica.Resumo
Este artigo tem como objectivo analisar o campo religioso português, focando-se na Igreja Católica e aplicando a análise externa e a análise interna, segundo o método empresarial da análise SWOT. A análise externa examina a envolvente contextual, a envolvente transaccional, ameaças e oportunidades, a atractividade e a estrutura. A análise interna examina recursos e sua evolução, produtos/serviços disponibilizados, assim como pontos fracos e pontos fortes. Por fim, questionase o sucesso da Igreja Católica com base nos conceitos de estratégia, factores críticos de sucesso e competências centrais, concluindo-se pela multiplicidade de realidades dentro da Igreja Católica, devido à variedade de competências centrais de cada entidade eclesial.
Abstract: This article aims to analyse the Portuguese religious field, focusing on the Catholic Church and applying external analysis and internal analysis, according to the business method of SWOT analysis. External analysis examines the contextual environment, the transactional environment, threats and opportunities, attractiveness, and structure. The internal analysis examines resources and their evolution, products/services available, as well as weaknesses and strengths. Finally, the success of the Catholic Church is questioned based on the concepts of strategy, critical success factors and core competences, concluding by the multiplicity of realities within the Catholic Church, due to the variety of central competences of each ecclesial entity.
Keywords: Religious field; Portugal; External analysis; Internal analysis; Catholic Church.
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